A participação de crianças nos programas do ChildFund favorece o desenvolvimento de suas habilidades, como controle das emoções, desenvolvimento da oratória e a busca por conhecimento. Quando crescem, podem fazer parte da REJUDES, Rede de Juventudes em Busca de Seus Direitos Sociais, articulada pela organização. Na Rede, quando jovens, têm a oportunidade de aprender sobre seus direitos e como mobilizar a própria comunidade em prol de um sonho que, se sonha junto, transforma realidades.
O caso concreto dessa transformação é o Jean, de 19 anos, nascido no interior de Goiás, no maior território quilombola do Brasil. A realidade do município chama a atenção: possui Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 0,58, segundo o IBGE (SIS, 2022), considerado baixo. Os indicadores que influenciam para essa realidade estão relacionados com a baixa escolaridade dos pais e das mães e falta de acesso a saneamento básico, como acesso à água potável e coleta de lixo. Ainda de acordo com o IBGE, 73% da população local vive em situação de vulnerabilidade.
Habilidades para realizar o sonho
Apadrinhado desde os oito anos, Jean participava dos projetos na organização parceira. Cresceu, participou da REJUDES e, ao mobilizar sua comunidade para lutar por seus direitos, notou que poderia ir mais além. “Os programas do ChildFund desenvolveram em mim a curiosidade e a resiliência, fundamentais para lidar com uma primeira tentativa de intercâmbio para os Estados Unidos que não deu certo, em 2022. No ano seguinte, deu certo e me lembro de ter feito a entrevista para confirmar minha mudança ao exterior na organização parceira”. Vivenciou o país, aprimorou no inglês e sua resiliência e curiosidade levaram-no para além: ele foi aprovado para estudar na NorthWestern University, em Illinois, com bolsa integral. “Fui selecionado pelo meu desempenho acadêmico e pelo impacto social em minha comunidade”, completa. Jean foi para os Estados Unidos em setembro de 2024 e está estudando Políticas Públicas e Educação, de graça.

Sonho em realização para transformar a comunidade
Na REJUDES, Jean debatia com frequência os direitos dos jovens e de como mobilizar outros jovens para lutar por melhorias em educação, lazer, esporte. “Essa vontade de ir além foi por causa do incentivo que o ChildFund sempre deu aos jovens, para que conheçam mais sobre seus direitos”, reconhece.
Jean manifesta a sua gratidão ao padrinho: “quero dedicar esse agradecimento ao Daniel. Sou muito grato por ter sido escolhido por você entre tantas crianças. Agradeço, de coração, pelo suporte que você me deu ao longo dessa jornada”.
O retorno do Jean está previsto para 2027, e ele já planeja o que fazer. “Existem muitos talentos na minha comunidade, e eu nunca vou me esquecer das minhas raízes. A minha ideia é voltar e fazer com que esses talentos apareçam. Sonho que se sonha junto se transforma realidades e este pode ser o caminho para que mais pessoas da comunidade podem ter esta chance de aprender mais e desbravar o mundo”, conclui o jovem.

Apoie crianças e jovens a sonhar
É triste ver uma criança ou um jovem sem vontade de sonhar, não é mesmo? A realidade onde vivem pode interferir diretamente nisso, especialmente, nos locais onde há situação de vulnerabilidade. Doadores do ChildFund colaboram para realizar projetos que favorecem toda a comunidade, especialmente, as crianças, para que possam sonhar e se tornar protagonistas de suas vidas.
Venha criar futuros com mais sonhos! Clique aqui e apadrinhe uma criança.