Mais do que uma data para celebrar, hoje é um convite à reflexão sobre a valorização de ser criança. Promover a infância é investir no futuro para contribuir com uma sociedade mais justa, em que crianças cresçam com oportunidades de serem protagonistas de suas próprias histórias e possibilidades de, no futuro, transformarem as comunidades em que vivem. Mas, para que isso ocorra, é necessário compromisso, dedicação e ação.
Com quase 60 anos de atuação no Brasil, o ChildFund vem conquistando ótimos resultados nos programas e projetos em execução, como por exemplo, o programa Crescendo com Você, que conta com cerca de 5.500 crianças atendidas no primeiro ano de execução. Este dado revela o nosso compromisso com a infância, mas antes de continuarmos falando sobre isso, que tal conhecer um pouco mais sobre esta data tão importante?
Dia da Infância
Instituído pelo Unicef, o objetivo é promover uma reflexão sobre a defesa dos direitos e oportunidades necessárias para o desenvolvimento pleno das crianças.
Este é o momento de lembrar que toda criança tem o direito de crescer em um ambiente seguro, com acesso à educação de qualidade, saúde, lazer e afeto. É também uma oportunidade para que possamos reforçar o papel de familiares, educadores e organizações na construção de uma infância mais protegida.

Proteção no ambiente virtual
Com a grande facilidade de acesso a conteúdos na internet, proteger crianças e adolescentes no ambiente on-line tornou-se prioridade. A internet oferece oportunidades de aprendizado e diversão, mas também apresenta riscos como cyberbullying, exposições a conteúdos inadequados e contato com pessoas desconhecidas.
De acordo com a nossa pesquisa, Mapeamento dos Fatores de Vulnerabilidade de Adolescentes Brasileiros na Internet, mais da metade dos adolescentes do Brasil já sofreu violência sexual on-line e 94% não sabem como denunciar situações de risco.
Campanha Os Monstros na Internet São Reais
Com o objetivo de conscientizar pais, familiares, responsáveis, jovens, adolescentes e crianças acerca do uso da internet e identificar perigos virtuais para prevenir situações de risco, lançamos a campanha “Os Monstros na Internet São Reais”.
Dados revelados pela pesquisa ” Mapeamento dos Fatores de Vulnerabilidade de Adolescentes Brasileiros na Internet”, lançada pelo ChildFund em maio deste ano, revelam a urgência de proteger os pequenos no ambiente virtual:
*54% dos adolescentes brasileiros já sofreram algum tipo de violência sexual on-line — cerca de 9,2 milhões de jovens, com ou sem interação direta de um agressor;
*Apenas 35% dos adolescentes recebem supervisão parental;
*94% dos adolescentes não sabem como proceder no caso de alguma violência sofrida;
*Com o aumento da idade, cresce o tempo de uso da internet e o risco de exposição — jovens de 17 e 18 anos têm até 1,3 vezes mais chances de sofrer violência on-line que adolescentes de 15 anos.
Precisamos do seu apoio para aumentar a proteção de crianças e adolescentes na Internet. Por isso, doe e apoie o ChildFund a promover ambientes mais seguros para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Seja um Guardião da Infância!