nossas frentes de atuação
Em 2023, o ChildFund Brasil passou a adotar os modelos de programa globais do ChildFund International. Essas matrizes programáticas são adotadas por vários países e trazem conteúdos de trabalho baseados em evidências e estudos. Na nossa estratégia, os modelos de intervenção social são divididos em três ciclos de vida (mencionados abaixo). Cada faixa etária passa por um currículo programático adequado à sua idade.
veja o vídeoPRIMEIRA INFÂNCIA SAUDÁVEL E PROTEGIDA (0 - 6)
Para este ciclo de vida, são realizadas atividades que buscam garantir uma primeira infância saudável e protegida, fortalecendo a participação dos pais na fase de crescimento das crianças e desenvolvendo os vínculos familiares.
CRIANÇAS E ADOLESCENTES SAUDÁVEIS E CONFIANTES (7 - 14)
As ações desenvolvidas para este ciclo de vida visam contribuir com a garantia de uma infância e uma adolescência saudável e confiante, além de fortalecer os vínculos entre crianças, jovens, adolescentes e adultos, promovendo educação e cultura de paz, com participação ativa em prol da cidadania.
JOVENS PARTICIPATIVOS E CAPACITADOS (15 - 24)
As iniciativas desenvolvidas para este ciclo de vida contribuem para uma juventude participativa, capacitada e protagonista na sociedade, com ações que reforçam a identidade pessoal e coletiva, autoestima, vínculos familiares e comunitários, visando a inclusão no mercado de trabalho e na sociedade, além de fortalecer o núcleo familiar e a vida comunitária.
FAMÍLIA E COMUNIDADE SEGURA E PROTEGIDA
Iniciativas coletivas realizadas para as famílias e as comunidades, que contribuem para o desenvolvimento local. As atividades também buscam fortalecer os vínculos comunitários que, por sua vez, contribuem para a proteção infantil.
Os modelos de programa EU ME AMO EU ME CUIDO, CRESCENDO COM VOCÊ e PACTO são implementados por 20 Organizações Sociais Parceiras, que atendem mais de 30 mil crianças inscritas em seis estados brasileiros e que estão alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da ONU. Além das crianças, a matriz curricular dos programas também prevê atividades com adolescentes, jovens, pais/mães/cuidadores, professores e líderes comunitários. Todos esses públicos passam por sessões de aprendizado adequadas, onde são desenvolvidas capacidades, habilidades e potenciais.
O nome “Eu me Amo Eu me Cuido” traduz a projeção do individual para o coletivo, como uma ação baseada em decisões aprendidas, ou seja, construídas. Com isso, queremos dizer que o modelo se baseia em ações educativas (não formais e alternativas), dentro de uma abordagem de saúde integral, mas não de forma médica ou hospitalar.
Conforme estabelecido em seu marco lógico, esse modelo de programa ajuda as crianças, os adolescentes e os jovens a atingirem um estado de bem-estar através do exercício responsável da sua sexualidade, com a priorização das temáticas que envolvem saúde integral, igualdade entre meninos e meninas e educação sexual e reprodutiva. O Eu Me Amo, Eu Me Cuido considera, por exemplo, a construção de lugares e a comunidade que os apoiem, além da conscientização de mecanismos de proteção comunitária contra a exploração e o abuso sexual. Algumas atividades do programa são realizadas nas escolas públicas, o que permite impactar positivamente mais crianças e adolescentes. E com a finalidade de estreitar o vínculo de toda a comunidade e compartilhar os aprendizados são realizadas também as “Feiras Comunitárias”, com a participação de diversos atores comunitários, ampliando, assim, os caminhos de cuidado e proteção da infância e da juventude no território.
O PACTO é um dos modelos de programa implementado junto a jovens de 15 a 24 anos. Tem como essência o envolvimento de adolescentes e jovens como protagonistas do seu próprio desenvolvimento. O enfoque do programa está na liderança juvenil, participação cidadã e independência econômica. A lógica de planejamento e implementação do programa inclui a criação de mecanismos oficiais que permitam a participação de adolescentes e jovens na construção, na atualização ou na avaliação de políticas públicas de suas comunidades, bem como no desenvolvimento de suas habilidades de cidadania, sendo consultados sobre os problemas locais e os assuntos que os interessam.
Também inclui as políticas trabalhistas voltadas para a proteção, frente ao trabalho infantil e à exploração laboral de adolescentes e jovens, assim como políticas que facilitem a inserção desses públicos no mercado de trabalho, em atividades não exploratórias ou em modalidades de trabalho autônomo. E outra lógica de planejamento e implementação do programa contemplada é a atenção ao tema do abuso, violência e exploração sexual, vistos como tipos recorrentes de violência contra a adolescência e a juventude.
O Crescendo com Você foi criado para proporcionar ferramentas básicas que estabeleçam um ambiente protetor e promovam a parentalidade positiva, apoiando o desenvolvimento saudável de crianças de 0 a 5 anos em comunidades vulneráveis. Este período é fundamental para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças, estabelecendo as bases para o futuro.
O programa oferece atividades específicas para bebês, crianças, familiares e cuidadores. Os bebês e as crianças participam de sessões educativas que estimulam seu desenvolvimento, socialização e aprendizado, através de ações lúdicas. Já os adultos participam de oficinas sobre nutrição, proteção, prevenção de riscos e parentalidade positiva.
Além dos programas globais, nossas organizações parceiras também desenvolvem algumas metodologias junto ao nosso público-alvo. Conheça algumas delas e veja como cada uma contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e para a transformação de vidas.
Além de implementar programas e metodologias junto às crianças, adolescentes e jovens apadrinhados e atendidos pelas organizações parceiras, nós também executamos projetos sociais em outras áreas geográficas e com outros públicos, ampliando assim o nosso alcance e nosso impacto. Conheça a seguir os projetos que estavam sendo implementados em 2023.
O projeto Brinca e Aprende Comigo, encerrado em maio de 2023, é uma iniciativa do ChildFund Brasil com o apoio da The LEGO Foundation e teve como objetivo apoiar a aprendizagem e o desenvolvimento infantil, por meio do fortalecimento do conhecimento e da prática dos cuidadores e cuidadoras. A iniciativa considera que brincar é essencial para o desenvolvimento da criança e, por isso, promove atividades parentais lúdicas. A iniciativa irá atender, inicialmente, 12,5 mil crianças de zero a oito anos e mais de 6 mil mães, pais e cuidadores (as) nos estados do Ceará e Minas Gerais por meio de 12 parceiros locais, totalizando 37 municípios.
O ChildFund Brasil acredita que o acesso a água potável é direito básico de todos. Para atingir esse objetivo e contribuir com o ODS 6, desde 2014, o projeto Água Pura para Crianças, em parceria com a P&G – Procter & Gamble, já beneficiou mais de 6 mil famílias e 188 comunidades diferentes no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Em 2023 foram entregues mais de 1 milhão de sachês. O projeto apresenta uma solução simples: as famílias recebem um sachê purificador de água. Basta misturar o conteúdo à água, mexer por cinco minutos, deixar descansando por mais cinco minutos, filtrar e aguardar 30 minutos. Pronto! Onde antes havia uma água imprópria, muitas vezes barrenta, agora existe água pura e pronta para ser consumida. Até o momento já foram mais de 8 milhões de sachês distribuídos. As comunidades beneficiadas viram as doenças relacionadas à má qualidade da água reduzirem significativamente.
Com o objetivo de oferecer acesso à água potável e ampliar ações educativas sobre saúde, higiene e água, o ChildFund, em parceria com a Cargill e a Global Water Challenge (GWC), está implementando desde agosto de 2023 o projeto Água é Vida. Estamos instalando Sistemas de Tratamento de Água e levando água potável para várias comunidades rurais de Luís Eduardo Magalhães (BA), São Desidério (BA) e Rio Verde (GO). Junto com ações educativas em escolas e nas casas, estamos contribuindo para a redução de doenças transmitidas pela água e da mortalidade infantil, impactando a vida de cerca de 20 mil pessoas.
O projeto Rejudes Empreendedora, implementado com o apoio do Instituto Localiza, teve o objetivo de impulsionar o surgimento de empreendimentos juvenis por meio de uma economia solidária na região nordeste do Brasil, proporcionando renda e oportunidades de desenvolvimento para jovens em situação de vulnerabilidade social. Em sua primeira edição, desenvolvida nas cidades cearenses de Fortaleza e Ocara ao longo do ano de 2023, o projeto contou com o apoio das Organizações Sociais Parceiras Frente Beneficente para Crianças (FBPC), em Fortaleza, e, em Ocara, o Movimento de Ajuda Familiar de Ocara (MAFO). Com foco no desenvolvimento das competências empreendedoras, o projeto capacitou 120 jovens apadrinhados, orientando-os pelos princípios do cooperativismo. A formação buscou prepará-los para liderar negócios que gerem resultados positivos e ganhos econômicos. Ao término do processo formativo, os participantes submeteram para avaliação um plano de negócio de seus empreendimentos. Foram selecionadas três iniciativas, uma de Fortaleza e três de Ocara, que receberam um aporte financeiro e suporte para implementação ou aprimoramento de seus negócios.
A Estruturação da Estratégia da REJUDES
Em 2023, a REJUDES aprimorou e trabalhou o plano de implementação da sua eEstratégia, que é fundamentada por quatro pilares: advocacy, estrutura da Rede, abordagem (que engloba a metodologia de sua intervenção e incidência) e temas transversais. A Estratégia é como uma bússola que vai direcionar o caminho a ser seguido por toda a Rede. O documento estabelece como a REJUDES se articula a cada quatro anos, definindo linhas mestras para programação das ações e para o aprimoramento das iniciativas. Para a construção do Documento Estratégico 2023-2026, o ChildFund Brasil desenvolveu um caminho metodológico dividido em duas etapas: Análise de Contexto e Estratégia para Ações Rejudes (2023-2026). Em todo o processo, houve a participação dos jovens rejudianos.Governança Colaborativa: Um Modelo de Organização da REJUDES
Para se organizar, a REJUDES adota o modelo de Governança Colaborativa, ou seja, não é de cima para baixo; é feita em rede, promovendo parcerias com diversas organizações e programas sociais e dialogando com instâncias locais, regionais e nacional. A Rede se organiza por meio de assembleias ordinárias e extraordinárias, numa estrutura de comitês que, articulados às organizações sociais locais, mobilizam jovens em um processo de participação ativa que emerge na eleição periódica de seus representantes para os comitês locais, regionais e nacional.Plano de Advocacy Quadrienal
Para fundamentar um dos pilares estratégicos, a Rede trabalha com um Plano de Advocacy quadrienal. O atual, que compreende o período de 2023-2026, é: “Assegurar a educação inclusiva equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas as pessoas”.8º Encontro Nacional e Iniciativas de Empreendedorismo
No mês de outubro de 2023, aconteceu o seu 8º Encontro Nacional, organizado on-line, com a participação da juventude para conversar e debater sobre o tema “Juventudes, Diversidade e Inclusão: Moldando o Amanhã, respeitando o Agora”. Tema que aborda o respeito à diversidade e a importância de trabalhar na construção do futuro, implementando mudanças e promovendo desenvolvimento, sem desconsiderar os valores e as necessidades do presente. Ao participar do edital Juventude em Movimento, do Instituto Localiza, a REJUDES realizou, ainda, em 2023, diversas lives no Instagram, voltadas para o empreendedorismo, aplicação de plano de negócio eficaz, a participação da mulher em iniciativas empreendedoras, estratégias de marketing e branding, entre outros.Lançamento da Revista “Identidade, Impacto e Conexão”
Também em 2023, a REJUDES lançou a revista “Identidade, Impacto e Conexão”, que aborda como a Rede se articula, sua história, entre outros aspectos. A publicação está disponível para leitura. Um exemplar foi entregue a lideranças do ChildFund International, durante a semana do Workshop de Advocacy, realizado em Fortaleza.Nova Área de Captação de Recursos
Em 2023, estruturamos um time voltado à captação de recursos para novos projetos. Amparado pela visão do que queremos proporcionar para as crianças, jovens e adolescentes, os profissionais são responsáveis por elaborar projetos considerando recorte de idade, região e situação familiar dos jovens. Ao todo, 12 projetos foram apresentados aos novos possíveis parceiros, incluindo empresas, fundações e órgãos internacionais bilaterais e multilaterais.Perspectivas e Metas para o Futuro
Trabalhamos para alcançar, até 2030, no mínimo, o número de 5 milhões de pessoas por ano.
A criação dessa nova área nasce do desejo de entrarmos em outras áreas geográficas do país, como a região Norte, e ampliarmos o nosso público-alvo. Confira algumas ações de destaque: