Advocacy | Notícias | Pesquisas

A parentalidade lúdica como estratégia de prevenir violências

Foto representa parentalidade, uma pessoa adulta orientando criança

Equipe ChildFund

Parentalidade é o conjunto de valores e tarefas envolvidos na criação de uma criança. E ela pode ser exercida de forma respeitosa e muita diversão. Outro conceito também está diretamente associado a esse termo: a parentalidade lúdica. É quando mães, pais e cuidadores se envolvem de forma ativa e afetuosa nas brincadeiras com seus filhos, não somente oferecendo brinquedos, mas participando ativamente dos momentos de diversão, estando presente com atenção, escuta e carinho. Essa abordagem ajuda a criança a se sentir segura, amada e compreendida, além de estimular sua criatividade, inteligência emocional, habilidades sociais e motoras.

A parentalidade lúdica foi bastante comunicada para famílias que participam das atividades nas organizações parceiras, durante o projeto Brinca e Aprende Comigo, realizado em parceria com a The LEGO Foundation. A iniciativa alcançou mais de 12.500 crianças com até 8 anos e mais de 6 mil mães, pais e cuidadores, nos estados de Ceará e Minas Gerais. O projeto Brinca e Aprende Comigo também foi realizado em outros cinco países (Etiópia, Guatemala, Honduras, México e Uganda) e nasceu da visão de que o desenvolvimento infantil tem suma importância na formação das pessoas.

 

Foto ilustra criancas brincando
Crianças brincam de roda com pessoa adulta, em atividade do ChildFund no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Foto: Marcelo Martins.

 

Quais são os benefícios da parentalidade lúdica? 

São inúmeros! Abaixo, vamos listar alguns deles:

– Favorecimento do desenvolvimento de sentimento de autoestima e confiança;

– Aumento do interesse por determinada atividade que a criança está aprendendo;

– Maior possibilidade da criança se adaptar a mudanças e a contextos novos;

– Melhora da relação entre pais e filhos;

– Redução da ocorrência de comportamentos indesejáveis;

– A criança se sente mais amada e admirada, o que faz toda a diferença em sua saúde mental a curto e longo prazo.

O projeto Brinca e Aprende Comigo demonstrou que essas interações lúdicas tiveram outro grande impacto: contribui para reduzir casos de violência doméstica, pois promove um ambiente familiar mais harmonioso e respeitoso e reforça os vínculos familiares.

Ainda no âmbito do projeto, o ChildFund publicou uma pesquisa em 2023, cujo dado é alarmante: mais de 90% dos casos de violência contra crianças acontecem dentro de casa. Acesse o estudo completo aqui. Se preferir, assista aqui à reportagem sobre o assunto.

Os dados da pesquisa e o projeto embasaram a “Lei do Brincar”, sancionada em março de 2024. Fruto do trabalho de advocacy do ChildFund Brasil, essa nova legislação estabelece estratégias inovadoras para prevenir a violência contra crianças, destacando a importância de uma educação baseada em relacionamentos positivos.

Criancas brincando de gangorra
Criancas brincam em organizacao parceira do ChildFund, no interior do Piauí. Foto: Marcelo Martins.

Doe para o ChildFund e crie futuros com mais brincadeiras

Proporcione mais momentos de brincadeiras, como o projeto Brinca e Aprende Comigo gerou em várias comunidades. Acesse o site e seja uma pessoa doadora no ChildFund para criar melhores futuros!

Notícias Relacionadas

Parcerias que transformam

Há dias que marcam a nossa trajetória de maneira especial. Estar presente e ver de perto a transformação que acontece quando o ChildFund, seus parceiros(…)

Infância em foco: Construindo futuros mais seguros

Mais do que uma data para celebrar, hoje é um convite à reflexão sobre a valorização de ser criança. Promover a infância é investir no(…)

REJUDES pede mudanças em Conselho Municipal de Juventude de município do interior cearense

Contribuir para o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens, oferecendo a oportunidade de se tornarem líderes de suas comunidades é o que move o ChildFund(…)