Política de Salvaguarda

Protegendo os direitos e bem-estar de crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade.

Nossa Missão de Proteção

O ChildFund está comprometido em proteger os interesses, direitos e bem-estar de crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade. Acreditamos que todas as pessoas com quem entramos em contato têm o direito de serem protegidas de todas as formas de ameaças a integridade física, psíquica e moral, negligência e exploração.

Com a responsabilidade de fornecer um ambiente seguro e confiável para as pessoas que participam de nossos programas e projetos, estabelecemos a Política de Salvaguarda com procedimentos abrangentes para a prevenção, detecção, comunicação e resposta a preocupações e ocorrências em qualquer lugar onde atuemos, de danos que possam resultar do contato com a equipe e representantes do ChildFund Brasil, direta ou indiretamente.

Tolerância Zero

Adotamos o princípio de tolerância zero à exploração e ao abuso sexual, à negligência, a todas as formas de maus-tratos, violência ou má conduta aos participantes de nossos programas e projetos.

Conheça nossa Política de Salvaguarda

Canais de Denúncia

O artigo 227 da Constituição Federal determina ser dever de todos assegurar a criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, seus direitos. O artigo 13 do Estatuto da Criança e do Adolescente determina que todo caso de suspeita ou confirmação de violações de direitos humanos de crianças e adolescentes deve ser comunicado.

As denúncias devem ser realizadas através dos canais oficiais listados abaixo:

Conselho Tutelar

Órgão autônomo administrativo do município, responsável pelo atendimento de crianças e adolescentes ameaçados ou violados em seus direitos. Procure o Conselho Tutelar de seu município para realizar denúncia.

Disque 100

Disque Direitos Humanos – Para denunciar qualquer violação de direitos contra crianças e adolescentes. Funciona diariamente e as denúncias podem ser anônimas.

Polícia Militar

Ligue 190

SAFERNET

Organização social que recebe denúncias de crimes que acontecem contra direitos humanos na internet.

new.safernet.org.br/denuncie

Central de Atendimento à Mulher

Ligue 180 – serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher.

Delegacias Especializadas

Delegacias Especializadas de Proteção à Criança e ao Adolescente – unidades especializadas da Polícia Civil, que realizam ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes em que as crianças e os adolescentes são vítimas.

CRAS/CREAS

Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).

Política Global de Salvaguarda do ChildFund

Acesse o documento completo com todos os procedimentos e diretrizes